terça-feira, 22 de novembro de 2011

28 anos de uma vida


Completo hoje 28 anos de idade. Como sou ainda desconhecido de muitos, deixo aqui um pouco da minha história.

Nasci numa terça-feira quente do mês de novembro de 1983 no povoado Açude da Macela. Filho dos pequenos sitiantes Antonio Pereira de Menezes (Tonho de Mané de Jarda) e Maria Luzia de Oliveira (Luzia de Maria de Lauzinho Carroceiro). Tive meus avôs maternos por padrinho e madrinha. 

Morei sete belos anos num pequeno sítio no Açude da Macela entre frutas e verduras. Meus pais se separaram em 1991. Fui morar com minha mãe e meu irmão (com 4 anos na época). Moramos em quartinho de vila, passamos muitas dificuldades. Minha mãe era doméstica e eu era quem cuidava da casa e do meu irmão William. 

Comecei a estudar nessa época bastante difícil na antiga Escola de 1º Grau Dep. Djalma Lobo. Porém, foi na Escola de 1º Grau Dr. Augusto César Leite que cursei praticamente todo ensino fundamental. Como um dos muitos garotos pobres, estudei no Colégio Estadual "Murilo Braga" (CEMB) o ensino médio. Devido as dificuldades financeiras familiares, estudava a noite e trabalhava pelo dia. Fui vendedor de geladinho, agricultor, feirante e trabalhador de cerâmica.

Prestei vestibular para o curso de Licenciatura em História. Acabei sendo aprovado em 3º lugar e homenageado pelo CEMB, como aluno destaque 2002. Nesse ano sai de casa para morar sozinho. De início morei com minha avó (Maria Andrade de Oliveira, a saudosa Maria de Lauzinho); depois tive que morar sozinho na Vila São José. Contei com ajudas e a companhia dos valorosos amigos Cleverton, John Williams, Adriano, Elton e Antonio.

Prestei concurso em 2004 para o cargo de Agente Comunitário de Saúde (PACS). Obtive o primeiro lugar. Atuei nessa profissão de julho de 2004 a dezembro de 2008. Em 2008, concluir o curso de História. No ano seguinte foi convidado pelo amigo Robério Santos para fazer parte da Secretaria da Cultura, a época dirigida pela amiga Maria Izabel Santana Fontes. Lá conheci pessoas maravilhosas que acrescentaram grandes lições à minha vida. Conseguir fazer exposições, eventos culturais, ganhar editais do Ministério da Cultura, Fundação Biblioteca Nacional e Secretaria de Estado da Cultura.

Em 2010 conseguir ser indicado para fazer parte do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e  aprovado em primeiro lugar no concurso público para historiador do município de Itabaiana, sendo convocado este ano. Atualmente, moro com minha mãe e irmã (Letícia). Pesquiso sobre a história e cultura de Itabaiana e tenho  diversos artigos publicados em revistas e obras sobre a história de Itabaiana no prelo.


Ilustração: http://www.mensagensvirtuais.xpg.com.br/pps-Aniversario, acesso em 22/11/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário