segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Revista OMNIA deste mês

Acabei de ler a edição 17 da OMNIA. Gostei bastante da homenagem ao amigo Marcos Mota (capa desta edição). Itabaiana deve valorizar seus bons filhos. Sou suspeito para o elogiar. O amigo Marcos é uma pessoa diferenciada por seu jeito alegre, suas idéias consciente e, sobretudo, por seu idealismo pragmático (!).

Sobre os textos de Luiz Antonio Barreto e Vladimir Souza Carvalho, só tenho elogios a esses dois grandes nomes de renome das plagas de Sergipe Del Rey; um papa-jaca, outro papa-cebola, respectivamente, dois consagrados escritores e imortais da Academia Sergipana de Letras. A Bienal ainda ressoa, merecendo destaque a tão falada obra Joãozinho Retratista: o mestre da fotografia, de autoria do escritor Robério Santos.

Contudo, o texto que mais me chamou a atenção é o sobre a história do circo sem futuro de Djalma Lobo. Ri bastante com a narrativa de Robério Santos.  O texto e a história são bastante atuais. Vejo muitos ceboleiros com um idealismo cultural enorme, mesmo com tantos e tamanhos obstáculos. Já vi e pesquisei alguns episódios da história das manifestações culturais de Itabaiana. Vi muito desses bravos vencidos após árdua luta. É assim a história dos folguedos, dos cinemas, do teatro, dos circos, agentes culturais da nossa Itabaiana.

Para não dizer que não falei de flores, vejo significativas mudanças na minha geração. A nova juventude cultural ceboleira tem sonhado e realizado. Livros publicados, exposições, eventos culturais, produção acadêmica, debates exemplificam bem o novo momento cultural. E o que mais chama atenção: os novos buscam na velha guarda da cultura itabaianense (seja ela oral ou escrita) as bases para os seus vôos rasantes. História, memória e identidade nunca foram tão discutidas como nos últimos cinco anos. A revista OMNIA faz parte dessa história e o melhor documenta as novas águias serranas que não estão no Parque dos Falcões, mas nas cercanias da urbe ceboleira.


Ilustração: Capa OMNIA, edição 17. Robério Santos, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário