segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

20 anos da Igreja do Bom Parto

Ilustração:http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Igreja_Nossa_senhora_do_Bom_Parto.jpg, acesso 02/01/2012.



Caros amigos,


Hoje é uma data histórica para o nosso município. A Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, situada no Conjunto Euclides Paes Mendonça, a segunda mais importante paróquia, está completando duas décadas de existência. No segundo dia de janeiro de 1992 era inaugurada a Igrejinha do Bom Parto.

No começo da década de 90, a população itabaianense era de 64.838 habitantes (IBGE, Censo 1991), sendo a esmagadora maioria constituída de católicos. Percebendo a Igreja Católica o crescimento do número de igrejas evangélicas (pentecostais e tradicionais) e a necessidade de expandir o número de capelas e paróquias em Itabaiana, resolveu apoiar a construção de uma capela no conjunto Euclides Paes Mendonça. 


A nova capela estava situada na área de expansão do município e logo começou a receber progressivamente fiéis. Em pouco mais de uma década torna-se a segunda mais importante igreja católica do nosso município. Merece justa homenagem o pároco Gilson Garcia por sua disposição em tirar do papel a ideia de se construir uma igreja naquela comunidade. 

Por lá passaram padres dedicados, como Waltervan, Valdson e Luciano. Eles promoveram a melhoria da estrutura física do templo, através de sucessivas reformas, e estimulo a implantação de importantes movimentos pastorais. Vem, nos últimos anos, conduzindo os rumos da Igreja o jovem Padre Adilson.


Hoje, Nossa Senhora do Bom Parto é considerada padroeira de Itabaiana, juntamente com o primitivo padroeiro da cidade – Santo Antônio. O dia de Nossa Senhora do Bom Parto é feriado municipal. Esses dois fatos mostram a importância da Igreja para a comunidade itabaianense.

Parabéns a todos fiéis devotos de Nossa Senhora do Bom Parto e moradores do conjunto Euclides Paes Mendonça por essa data tão especial. Que Jesus cubra de bênçãos essa comunidade tão importante para nossa cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário