sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Itabaiana completará 314 anos na próxima quinta

Caros amigos,

Imagino que vocês devem ter estranhado o título desta matéria.

Confira nosso texto no Jornal Saiba Cultura e tire suas conclusões.


         28 de agosto é o aniversário de Itabaiana? 

Itabaiana não tem apenas 123 anos de história. Temos mais de 400 anos de existência. Os documentos históricos mencionam nossa cidade desde o final do século XVI. Nesse período, Itabaiana era um território em estágio de povoamento. A história administrativa (criação do município e estruturas de poder) tem mais de três séculos de existência.
Uma data histórica esquecida pelos historiadores e munícipes é o 20 de outubro. Nessa data foi instalado o município com a criação da vila, isso ainda no final do século XVII, em 1697. A data de 20 de outubro de 1697 é importantíssima, pois teve como implicações causais a criação de estruturas administrativas vitais para o ulterior desenvolvimento de Itabaiana. Ainda nos últimos anos do século XVII, edificou-se a Câmara de Vereadores (uma das 50 mais antigas do Brasil), a cadeia e o cartório. Surgia ai o município de Itabaiana, sob a denominação de Vila de Santo Antônio e Almas de Itabaiana, homônimo do nome da freguesia e paróquia. O mesmo documento que “criou” Itabaiana também gerou Lagarto.
Cabe esclarecer que no período colonial as municipalidades interioranas eram denominadas de vilas. A designação de cidade pertencia quase que exclusivamente às capitais das capitanias. Com isso, no século XVIII havia apenas uma cidade em Sergipe, São Cristóvão ou cidade de Sergipe del Rei, os outros municípios eram as vilas de Lagarto, Itabaiana, Santa Luzia, Santo Amaro e Vila Nova (atual Neopólis). Nos anos de 1800 começaram a ser elevadas à categoria de cidade algumas das mais importantes vilas, muitas das quais por meras conveniências políticas. Assim surgiram Estância, Laranjeiras, Maruim, Propriá e etc. Era uma quebra da tradição colonial. Itabaiana foi uma das últimas vilas sergipanas a ser elevada à condição de cidade.
O 28 de agosto significa a data da Resolução que elevou Itabaiana à categoria de cidade, pois boa parte de sua história recebeu a designação administrativa de vila. Curioso é que nesse documento histórico a urbe agrestina novamente tem a elevação de categoria administrativa com outro município. Em 1697, foi elevada à condição de vila juntamente com Lagarto e quase 2 séculos conseguiu a mudança no status administrativo com Capela, a princesa dos tabuleiros. Assim, não tivemos a tal "emancipação política", pois Itabaiana não era dependente de outro município e nem foi constituído através da desagregação de nenhuma cidade. Podemos falar de emancipação política das antigas vilas que havia dentro da vila de Itabaiana, a exemplo de São Paulo (Frei Paulo) e Campo do Brito e dos povoados Moita Bonita e Saco do Ribeiro (Ribeiropólis). Ter a categoria de cidade não era premissa de importância, pois Itabaiana e Lagarto só se tornaram cidade já no limiar do Império.
Assim, o 28 de agosto tornou-se tradição enraizada. É um equívoco histórico praticamente irremediável. Por isso, Itabaiana deve comemorar suas duas datas cívicas: o 28 de agosto (aniversário da cidade) e o 20 de outubro (aniversário do município). De qualquer forma, parabéns a Itabaiana por seus 123 anos de cidade e 314 de município.

MENEZES, Wanderlei. 28 de agosto é o aniversário de Itabaiana? Itabaiana, Saiba Cultural, n. 72, p. 15. out 2011.

Ilustração: Cartão telefônico da Telegipe. Anos 70. (com modificações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário