terça-feira, 18 de outubro de 2011

UFS: Itabaiana terá II Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura


O Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), da Universidade Federal de Sergipe, abre a segunda edição do ENILL, com a perspectiva de congregar as pesquisas na graduação, pós-graduação e na formação continuada de professores.

O II Encontro Interdisciplinar de Língua e Literatura acontecerá entre os dias 10 e 12 de novembro de 2011, no campus de Itabaiana, em Sergipe.
Esta edição do ENILL tem como objetivo debater diferentes propostas de ensino de Língua e Literatura para melhorar a formação do profissional de LETRAS. Para isso, pretendemos fortalecer o diálogo entre a universidade e as escolas da região. Convidamos os professores orientadores e coordenadores de grupos de pesquisa a dividirem conosco suas experiências e resultados de suas pesquisas,tanto na graduação: pibic, pibix, pibid, como na pós-graduação: mestrado e doutorado. Dessa forma, o Departamento de Letras do Campus de Itabaiana busca reunir diferentes abordagens que tragam propostas de mudança ao ensino de Língua Portuguesa, à Línguística Aplicada, à produção de texto, à leitura e alfabetização e ao ensino de literatura.
O diferencial deste evento está na sua proposta de valorizar uma prática de pesquisa interdisciplinar no campo de letras. Portanto, contatamos com a comunidade acadêmica, os pesquisadores em linguagem das diversas áreas do saber, e os professores das redes pública e privada para pensarmos coletivamente saídas para a melhoria do ensino de português.
O tema central desse evento gira em torno da formação de professores de Língua Portuguesa e literaturas a partir das diferentes abordagens da prática do ensino, tanto na educação básica como no ensino superior. Com esse intuito,programamos conferências, mesas-redondas e minicursos para integrarmos o contexto escolar às pesquisas universitárias no Brasil. Contamos com sua participação como ouvinte ou apresentando comunicação nos grupos temáticos que organizamos para valorizar os principais temas desta edição. Quem participar de pelo menos 75 por cento das atividades deste evento, terá direito a um certificado de 20 horas, que será entregue apenas no final do evento, dia 12/11, no Hall do Auditório do Campus Prof. Alberto Carvalho.






Ilustração: http://www.campusitabaiana.ufs.br/arquivos/CARTAZ_ENILL_2011.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário